Entre tantas opções de divulgação disponíveis atualmente, fica difícil escolher qual a mais adequada e que trará melhores resultados para a sua empresa. Uma boa alternativa a ser considerada é a mídia indoor. Esse veículo representa uma grande tendência de mercado e oferece uma série de vantagens em comparação a outros meios de comunicação.
Pesquisadores de marketing afirmam que a mídia indoor é capaz de atrair mais a atenção do público, trazer melhor retorno sobre o investimento (ROI) feito em comunicação na empresa e ampliar a visibilidade dela no mercado.
Ficou curioso? Então, acompanhe este post para conhecer as vantagens da mídia indoor e descobrir como usá-la para gerar melhores resultados para o seu negócio!
Afinal, o que é mídia indoor?
A mídia indoor é uma ferramenta de comunicação que usa qualquer tipo de mídia em um ambiente fechado. No modelo tradicional, há a utilização de murais ou displays, mas o modelo mais adotado atualmente é o digital, com o uso de painéis de LED ou telões que exibem conteúdo em vídeo, com alta definição.
Existem diferentes formas de usar a mídia indoor. Normalmente, está presente em locais de grande circulação de pessoas ou em que há um tempo de espera obrigatório, como shoppings, recepção de hotéis, aeroportos e elevadores. Entretanto, a ação também pode ser colocada dentro do ambiente de uma loja, como forma de distração e ampliação dos canais de comunicação da empresa.
Há possibilidades de uso voltadas para divulgação, entretenimento, programação institucional e material informativo. O interessante é usar um conteúdo atraente e que sirva como isca para quem está no local. O modelo digital está em crescimento e tem um impacto visual muito maior em comparação ao modelo estático, atraindo e prendendo a atenção do público por mais tempo, com mais opções de conteúdos.
Por que escolher a mídia indoor?
Esse modelo de mídia apresenta uma série de vantagens em comparação a outras formas de divulgação. Conheça!
Público mais segmentado
Se você quer organizar uma ação de marketing bem-sucedida, o que é melhor? Opção A: investir em uma mídia que atinge 100.000 pessoas, mas só 1% delas tem potencial para se tornar clientes ativos. Opção B: investir em uma mídia que atinge 10.000 pessoas, sendo que 50% delas têm potencial para se tornar clientes ativos.
Uma conta simples vai mostrar que o segundo caso é o mais vantajoso. Em outras palavras, uma mídia de grande visibilidade não adianta nada, se não conseguir atingir um público segmentado.
Por ser usada em um ambiente específico, a mídia indoor possibilita alcançar pessoas que estão realmente relacionadas ao seu público-alvo. Por exemplo, anúncios de suplementos alimentares podem ser colocados em uma academia; ou um produto de luxo pode ser divulgado em shoppings frequentados por pessoas pertencentes à classe A/B.
Essa segmentação oferece um retorno muito melhor de investimento que um outdoor, o qual atinge um número maior de pessoas, mas muitas delas não são o tipo de consumidor afetado pelo produto ou serviço oferecido.
Abertura do público ao conteúdo
Quando você está ocupado, qualquer tipo de ação de marketing passa despercebida ou, até mesmo, torna-se um transtorno. Por isso, é mais vantajoso apostar em ações que atinjam as pessoas em momentos nos quais elas estão mais abertas a prestar atenção e valorizar a mensagem.
As propagandas de mídia indoor, geralmente, são veiculadas em espaços em que as pessoas estão em horários de lazer ou ociosos, o que promove uma recepção muito maior em relação ao que é exibido. Os potenciais clientes estão mais sensíveis a essa informação, aumentando a eficiência do anúncio.
Uma dica é entender qual público que será impactado pela mídia indoor e usar um conteúdo que chame atenção dessas pessoas. No exemplo citado, além de descrever uma promoção de suplementos, use cores e personas atraentes para o público, como um esportista, por exemplo.
Maior interatividade
O consumidor já está acostumado a ser bombardeado com marketing e propaganda por todos os lados. Então, se você quiser causar algum impacto, precisa de alternativas que sejam mais inovadoras e dinâmicas. A mídia indoor é um bom exemplo.
A possibilidade de customização e atualização dos anúncios nesse modelo de divulgação é mais alta. Assim, você pode fazer a chamada para uma promoção relâmpago em tempo real ou oferecer vários produtos ao mesmo tempo.
Além disso, é possível criar anúncios mistos, com conteúdo não publicitário para chamar atenção do público e intercalá-los com campanhas, aumentando, assim, a efetividade do conteúdo.
Permite comunicação para diferentes objetivos
A empresa pode usar a mídia indoor para diferentes objetivos. Além de oferecer produtos, ela também é uma alternativa para transmitir o posicionamento da marca e divulgar informações relevantes sobre a empresa, como a inauguração de novas lojas e a realização de mudanças no seu serviço.
Dessa forma, é possível usar esse tipo de mídia para diferentes funções dentro da estratégia de marketing e comunicação do negócio. E, quanto melhor ela for aproveitada, maior será o retorno obtido sobre o investimento nessa tecnologia.
Possibilidade de parcerias
Esse aspecto é muito interessante para negócios locais. Tenha em mente que algumas das pessoas que vão ter contato com o conteúdo veiculado pela mídia indoor de sua empresa são outros empresários. Assim, em vez de simplesmente conquistar clientes, você também pode chamar a atenção de possíveis parceiros.
Imagine um aparelho de TV que veicula anúncios em uma confeitaria muito frequentada da região. Nesse aparelho pode-se divulgar não apenas os itens que a própria padaria comercializa, mas também os produtos e serviços de outros negócios do mesmo bairro, como lojas, academias e escolas. Em troca, esses outros negócios também divulgam a padaria para seus clientes.
Nesse exemplo, a padaria troca espaço publicitário pelo apoio de outros negócios. No entanto, outros modelos de parceria podem surgir, com a mídia indoor, abre-se uma porta para diálogos e relações em que os dois lados saem ganhando.
Melhor controle de gastos
Se você já teve oportunidade de desenvolver uma ação de marketing tradicional, como a publicação de anúncios em jornais e revistas, provavelmente notou que os custos sempre superam a previsão inicial. Nesse exemplo, a empresa vai gastar, no mínimo, com a compra do espaço publicitário e a criação do design do anúncio.
A adoção da mídia indoor representa melhor controle de gastos para a empresa. O custo do projeto será fechado, sem representar custos adicionais dentro da estratégia, o que acontece com outras formas de comunicação. Além disso, quando comparado com outras mídias tradicionais, como televisão, esse formato representa um custo muito menor para o negócio, com grande retorno sobre o investimento e efetividade nas ações.
Menor concorrência
No item anterior, nós mencionamos os anúncios que são publicados em mídias impressas: jornal e revista. Embora o custo seja alto, a sua empresa vai dividir a página com outras que oferecem o mesmo produto ou serviço. A concorrência pela atenção do público consumidor é forte!
Ao contrário dos veículos impressos, a mídia indoor permite a total personalização do conteúdo veiculado. Isso elimina a possibilidade de concorrentes anunciarem no mesmo espaço, aumentando o impacto da sua propaganda.
Melhor experiência para clientes em espera
Tempo é um recurso muito precioso, e gastá-lo em uma fila ou sala de espera causa a sensação de que você está sendo prejudicado. Não é à toa que nenhum cliente gosta de esperar. Portanto, tudo que a empresa possa fazer para reduzir a espera ou, pelo menos, reduzir a sensação de desperdício de tempo, é bom para a experiência do cliente.
Ao usar a mídia indoor em checkouts e caixas de pagamento, você distrai seus clientes do fato de que estão esperando. Em casos em que a demora é maior, os painéis podem ser usados para transmitir vídeos, filmes e conteúdo de entretenimento, em conjunto com a comunicação sobre a empresa, benefícios e promoções.
Auxílio na organização de atendimento
Outro benefício de adotar esse veículo é a possibilidade de usá-lo como uma ferramenta de organização do atendimento em ambientes de espera. Organização, por sua vez, gera maior eficiência.
O uso do painel digital, como o digital signage, permite a criação de um quadro que indica o número de senha a ser atendido e o caixa em que a pessoa deve se direcionar. Essa pequena mudança é suficiente para agilizar o processo, reduzindo o intervalo entre um cliente e outro. Afinal de contas, não basta distrair o cliente, é preciso buscar maneiras de reduzir, efetivamente, a espera.
Além disso, a mídia indoor também pode ser usada para informar a média de tempo de espera no local. Essa é uma maneira de demonstrar que a empresa valoriza a transparência e que se preocupa com seus clientes.
Associação da marca com inovação
Entre os muitos fatores que levam os consumidores a valorizar uma certa marca, a inovação é um deles. Aliás, membros da geração millenial são particularmente exigentes em relação a esse aspecto! Portanto, você vai querer que sua marca seja vista como inovadora, pois, dessa forma, será possível conquistar mais clientes e, até mesmo, justificar um preço mais alto para seus produtos ou serviços.
Empresas tradicionais podem encontrar muita dificuldade na construção dessa imagem; não encontram uma maneira objetiva de demonstrar que o negócio e as suas soluções seguem as tendências de mercado. A pergunta, então, é: como tornar sua empresa interessante para os consumidores que priorizam inovação?
O uso da mídia indoor no formato digital é uma resposta. Por meio dessa ferramenta é possível comunicar ao mercado que a sua empresa está aberta a novas tecnologias, e que é capaz de “pensar fora da caixa” na elaboração de sua estratégia. Como resultado, o processo de conquista dos consumidores mais antenados e que valorizam a tecnologia torna-se mais eficiente.
Esses são os principais benefícios para a empresa. Devido à flexibilidade dessa mídia, muitas empresas estão adotando seu uso em suas estratégias de marketing e divulgação, mostrando como essa é uma opção inteligente para todos os tipos de negócio.
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