Você já foi a um restaurante e desistiu de fazer sua refeição antes mesmo de sentar na mesa? Ou então, ao final da experiência, foi para casa frustrado e nunca mais voltou ao local? Isso acontece com muitas pessoas e pode acontecer, inclusive, com os clientes do seu restaurante.
Quando se tem um estabelecimento, é importante investir em estratégias dentro do plano de marketing para conquistar o cliente, despertando interesse para que ele escolha seu local e garantindo que sua experiência seja excepcional desde o primeiro contato.
Pensando nisso, trouxemos nesse post 5 dicas de como conquistar o cliente, oferecendo uma experiência superior em todo o seu atendimento! Confira a seguir.
1. Capriche na decoração
A primeira dica para conquistar o cliente é investir na identidade visual do seu restaurante. Desde a criação de um ambiente agradável internamente, até também uma fachada que seja atrativa e transmita os sentimentos corretos ao público.
Para isso, é importante saber quem são as pessoas esperadas no local. Identifique se seu público são famílias, jovens ou empresários e use elementos que gerem identificação com eles. Por exemplo, se o restaurante é focado em comida saudável, um ambiente mais “orgânico” com plantas e uso de materiais recicláveis pode ser mais indicado.
2. Garanta uma boa recepção
Incluir um ambiente de recepção é importante para direcionar o atendimento aos clientes e melhorar o funcionamento geral dos funcionários. Tenha uma pessoa responsável na entrada do restaurante para fornecer informações sobre os pratos do dia, especialidades, lotação e tempo de espera. Isso aumenta as chances do cliente escolher o seu local.
3. Tenha uma área de espera agradável
Muitos estabelecimentos que possuem lotação frequente estão investindo na criação de um ambiente de espera para os clientes, com poltronas e cadeiras que permitam que eles fiquem no local aguardando a entrada.
Para melhorar essa experiência, uma dica é adotar a mídia indoor, como o uso do digital signage. Essa estratégia permite incluir um painel ou monitor de LED no ambiente, fornecendo conteúdo de entretenimento publicitário da empresa como forma de distração, reduzindo a percepção de espera.
4. Evite erros no cardápio e atendimento
Algo que cria uma imagem negativa em clientes são erros no atendimento e no cardápio, como a entrega de pratos errados, faltando itens ou então a escolha de um item que não está disponível no momento. Isso cria uma sensação de falta de responsabilidade com os clientes.
Para melhorar essa percepção, invista no treinamento dos funcionários, garantindo que os produtos serão anotados e preparados com o máximo de eficiência. Além disso, a tecnologia pode ser uma ótima opção, como o uso de cardápios digitais, que podem ser atualizados a qualquer momento, retirando pratos indisponíveis, por exemplo.
5. Crie um ambiente encantador
Como falamos, o ambiente contribui para a imagem criada do estabelecimento. Por isso, é importante pensar em todos os elementos que o compõe e criar o melhor conceito para o seu cliente. Colocamos abaixo os itens que devem ser levados em consideração nessas horas. Confira:
- iluminação: o ideal é não usar uma iluminação muito forte nem muito escura, ela deve ser criada de acordo com a proposta do local;
- aromas e cheiros: evite aromas muito fortes que possam gerar desconforto nos clientes;
- música ambiente: a música também deve ser escolhida conforme a proposta do ambiente, porém, evite volumes elevados que possam gerar incômodo;
- barulhos: é importante que a estrutura seja bem revestida para que os clientes não sejam incomodados com barulhos externos ou da cozinha;
- limpeza: esse é um item essencial em todo tipo de estabelecimento, então tenha um controle rígido sobre os processos de limpeza do ambiente e dos utensílios usados, como pratos e copos;
- banheiros: além da limpeza, adote aromas para esse local e garanta que ele esteja agradável durante todo o tempo de funcionamento.
Essas são práticas que garantem uma boa experiência do cliente com seu estabelecimento e aumentam as chances dele criar uma imagem positiva de sua marca, voltando ao local e o indicando para outras pessoas, como amigos e familiares.
Agora que você já sabe como conquistar o cliente e fornecer uma experiência de qualidade em seu restaurante, confira o que é marketing sensorial e como usá-lo no seu estabelecimento!