9 motivos pelos quais você deve usar já o cardápio digital

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Um dos segredos para atrair ainda mais clientes é usar a tecnologia a seu favor. Para isso, o cardápio digital pode ajudar. Além de facilitar os pedidos, o uso dessa ferramenta pode dar uma cara nova ao seu estabelecimento, trazendo uma série de vantagens que vão beneficiar o crescimento do restaurante.

Vale lembrar que essa opção pode ser usada em diversos tipos de ponto comercial: desde lanchonetes, passando por churrascarias, até em pizzarias mais tradicionais. O que interessa, aqui, é aproveitar ao máximo os dispositivos atuais e otimizar o atendimento. Saiba mais sobre o assunto neste post!

O que é cardápio digital?

O cardápio digital é uma nova maneira de ampliar o atendimento ao cliente, melhorando a experiência de consumo. Por meio desse recurso, o consumidor consegue consultar todo o menu do restaurante, escolhendo o que vai consumir sem precisar que o garçom chegue à sua mesa para anotar o pedido.

Esse modelo de cardápio pode ser disponibilizado com o uso de tablets nas mesas ou com a disponibilização de um QR code no porta-guardanapos, por exemplo, de modo que o cliente acesse o menu usando o próprio celular.

Por que você deve adotar o cardápio digital em seu estabelecimento?

O cardápio digital oferece uma série de benefícios, tanto para o consumidor quanto para o dono do restaurante.

Trata-se de uma opção mais prática, econômica, com menor incidência de erros no recebimento dos pedidos na cozinha e que demonstra a preocupação do estabelecimento em acompanhar as novidades e usar as ferramentas oferecidas pela tecnologia, modernizando a imagem do seu ponto comercial e, até mesmo, provocando a simpatia de pessoas que gostam do uso de aplicativos no dia a dia, como jovens da geração millennial, por exemplo.

Conheça as principais vantagens que o cardápio digital proporciona:

1. Otimiza o atendimento

O cardápio digital vai tirar a sobrecarga dos garçons. O cliente chega e pode já escolher o que quer consumir, o que otimiza o atendimento e dá mais liberdade para os consumidores, sem que esses precisem esperar pelo garçom.

Isso vai aumentar muito a rotatividade do seu restaurante, abrindo espaço para mais clientes e oferecendo uma experiência agradável.

2. Impulsiona as vendas

Com a facilidade maior em fazer pedidos, é comum que os clientes passem a consumir mais. Uma bebida ou uma sobremesa enquanto relaxam após o almoço podem se tornar mais frequentes.

É muito comum que os clientes tenham vontade de pedir mais algum item, mas desistam graças à longa espera. Com o cardápio digital, esse problema é resolvido.

3. Possibilita um cardápio traduzido

Especialmente em cidades turísticas, seu restaurante pode contar com uma grande movimentação de estrangeiros.

Com o cardápio digital, o cliente pode selecionar seu idioma de origem e ter acesso aos pratos descritos em sua língua natal de maneira correta, o que facilita o atendimento e evita mal-entendidos.

4. Aumenta o faturamento

Usar um cardápio digital é um verdadeiro investimento no seu ponto comercial. Afinal, com o aumento da rotatividade dos clientes e da satisfação no atendimento, a tendência é que seu faturamento também cresça, compensando os gastos e aumentando o lucro.

5. Permite atualizações constantes

Uma situação desagradável que acontece com frequência em restaurantes: o cliente pede um prato que está no cardápio, mas o garçom afirma que não pode atendê-lo, porque não tem determinado ingrediente.

É algo comum e muito frustrante, que impacta a imagem do restaurante, por melhores que sejam o atendimento ou o sabor da comida.

Outro problema tem relação com cardápios riscados, ou com etiquetas de atualização do valor, que comprometem a apresentação.

Essas questões são eliminadas com a adoção de um cardápio digital, que pode ser atualizado constantemente de maneira profissional, preservando a estética.

6. Oferece um panorama de consumo

Com o cardápio digital, fica mais fácil gerenciar os pedidos e, até mesmo, checar quais pratos são mais solicitados, obtendo dados estratégicos para a tomada de decisões e ajudando na hora de repensar o menu do restaurante, indicando o que deve ser incluído ou retirado.

7. Estimula os sentidos do cliente

Um cardápio digital oferece uma melhor apresentação dos pratos, com fotos mais atraentes ou com vídeos curtos. Esses recursos ajudam a estimular o paladar do cliente, despertando o desejo de consumir aquele prato e aumentando o número de pedidos.

Além disso, o cardápio digital apresenta um nível de sofisticação maior no visual, o que conta pontos positivos para a imagem do estabelecimento.

8. Melhora o controle das contas

Principalmente nos dias de maior movimento, é possível que ocorram confusões na hora de fechar a comanda do cliente, com a inclusão ou o esquecimento de algum item. O cardápio digital é extremamente útil nessa questão, já que o aplicativo mostra exatamente o que foi pedido em cada mesa.

Com isso, o fluxo de caixa fica muito mais organizado e a relação com os clientes é preservada, evitando situações constrangedoras.

9. Apoia o garçom

O uso do cardápio pode gerar uma impressão equivocada de que os garçons poderão ser dispensados. Na verdade, essa ferramenta permite que esses funcionários consigam atuar de maneira mais inteligente, recepcionando os convidados e esclarecendo dúvidas.

O serviço fica mais organizado e personalizado, diminuindo o nível de estresse desses profissionais e ajudando a melhorar a qualidade do atendimento. Essa tranquilidade pode ser percebida, até mesmo, no ambiente, que fica mais agradável e convidativo.

Ao conseguir dar uma atenção maior, o garçom também consegue oferecer mais dicas de harmonização ou sugestão de novos pratos, aumentando o ticket médio dos seus clientes e, consequentemente, o faturamento.

Usar o cardápio digital é uma excelente estratégia para melhorar o atendimento, atrair novos clientes e fortalecer a imagem do seu restaurante ou lanchonete. Mas, para que isso aconteça, é essencial contar com uma empresa especializada nesse serviço, capaz de oferecer um menu interativo e atraente, que atinja as expectativas.

A TVS Mídia oferece toda a estrutura para que você possa ter os benefícios do cardápio digital no seu negócio, aproveitando o melhor dessa ferramenta e impulsionando as vendas. Confira, no nosso site, todos os nossos serviços e entre em contato conosco!

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