Fazer a divulgação do negócio é um verdadeiro desafio para a corporação, não é mesmo? É preciso saber quais estratégias escolher e desenvolver campanhas adequadas ao público-alvo.
Atualmente, há diversos recursos para a realização da publicidade do empreendimento. As corporações podem apostar em planos diferentes, para garantir a conversão de clientes. Existem propostas de realização de propaganda no meio externo (mídia outdoor) e interno (mídia indoor) e cada modalidade gera efeitos distintos nos consumidores, potenciais compradores e nas pessoas que têm contato com o comercial.
Mas afinal, qual é o modelo ideal de publicidade para adotar na empresa? A mídia indoor ou a outdoor? Ficou interessado? Acompanhe o nosso post e entenda mais sobre o tema!
O que é a mídia outdoor?
A mídia outdoor ou externa é a publicidade feita ao ar livre. Ela é realizada por meio de placas, outdoors, anúncios, totens e painéis dispostos em locais estratégicos da cidade. Pode ser no alto de edifícios, proximidades de grandes vias, traseiras de ônibus e áreas centrais. Ou seja, pontos em que há maior circulação de pessoas, para permitir que a propaganda tenha um grande alcance.
As pessoas visualizam os comerciais enquanto estão no dia a dia, se deslocando para o trabalho, faculdade, academia e qualquer outro lugar que frequentem. A proposta é que no cotidiano, as pessoas acessem informações sobre produtos ou serviços que podem consumir. A publicidade chama a atenção delas e a ideia de adquirir aquela mercadoria vai crescendo aos poucos.
O que é a mídia indoor?
A mídia indoor é a publicidade feita dentro de espaços fechados, como consultórios, casas lotéricas, shoppings, farmácias e academias. A ideia é alcançar um público mais específico, já direcionado para a realização da compra. Ou seja, a propaganda é produzida para um segmento distinto da população, que são as pessoas com maior probabilidade de consumir o produto.
Na mídia indoor, as pessoas são afetadas pelo comercial de uma forma diferente. Elas já estão em um contexto que favorece a dedicação de atenção para o anúncio. As filas de espera de consultório são um exemplo. O sujeito fica mais sensível e aberto aos estímulos que recebe e assim a propaganda tem um efeito positivo.
Os locais para a publicidade são bastante estratégicos e normalmente já associados ao produto. Por exemplo, em uma academia, é possível haver campanhas sobre alimentos saudáveis, roupas de ginástica e suplementos. Já em uma clínica odontológica, cartazes ou painéis eletrônicos com escovas e pastas de dente especiais pode ser uma ótima alternativa.
Qual é opção é mais vantajosa?
Para comparar a mídia indoor e a mídia outdoor, separamos alguns critérios específicos. Continue lendo mais a seguir!
Qualidade e interatividade
Quando se trata de qualidade e interatividade, a mídia indoor se sobressai. A publicidade é produzida para um público mais segmentado. Isso significa que é possível apostar em conteúdos mais profundos, que têm mais a ver com os interesses dos que acessam a publicidade. A qualidade do material acaba sendo maior, pois é possível investir em esquemas mais elaborados e focados.
A interatividade da mídia indoor também é maior. Isso acontece porque na mídia outdoor o material produzido é voltado para a massa. Assim, não dá para produzir uma propaganda que interage tanto com consumidor, pois as pessoas são muito diferentes. Como na mídia interna o público alvo é mais específico, é possível fazer comerciais mais bem segmentados e que realmente dialogam com os interesses das personas.
Alcance do público
Na mídia outdoor, o anúncio alcança um amplo público. Porém, de forma pouco seletiva. Diversas pessoas que não têm nenhuma chance de se converterem em consumidores passam pela publicidade e a ignoram, por uma série de motivos. Assim, o comercial é visto por muitos, mas gera poucas conversões.
Já na mídia indoor, a cobertura que o anúncio alcança é menor, mas em um público muito mais selecionado. Isso significa que aqueles que têm contato com a propaganda estão em um contexto que favorece a compra. O indivíduo fica mais suscetível a consumir um produto que já tem a ver com alguma área de interesse dele ou que esteja próximo às suas necessidades. Dessa maneira, essa estratégia tem um alcance mais efetivo.
Custos
Em termos de custos, a mídia outdoor tende a ser mais cara, pois ela envolve a aquisição de licenças para usar espaços públicos e privados externos, que têm em geral um preço muito elevado. A mídia indoor se revela como uma opção mais barata, pois é possível negociar com os gestores de locais de divulgação por preços menores.
Nas duas propostas, o uso de recursos digitais é uma ótima forma de reduzir custos. Ele facilita a renovação de conteúdos e permite que haja mais flexibilidade no manuseio dos anúncios. Além disso, dá para desenvolver propagandas mais bem elaboradas com essa alternativa.
Ofertas em tempo real
A mídia indoor e a mídia outdoor oferecem a possibilidade de fazer ofertas em tempo real. Isso é bastante vantajoso para o negócio. Porém, na mídia outdoor, como a propaganda atinge o público de uma forma mais difusa, o alcance dos comerciais será muito menor.
Na mídia indoor, o próprio contexto de divulgação favorece a realização de uma compra. O cliente está em contextos favoráveis, em que ele fica suscetível à sugestão de consumo. Afinal, na sala de espera do dentista, o cliente pode aproveitar o tempo que tem para comprar um produto anunciado no local e que ele está precisando. Assim, a oferta em tempo real acaba sendo mais efetiva.
O investimento em publicidade é fundamental para o empreendimento. É possível adotar as estratégias indoor e outdoor para fazer a propaganda da organização. Com as mídias indoor, é possível alcançar o público de forma mais certeira, utilizando para isso da divulgação estratégica em espaços associados ao seu negócio.
Dessa forma, podemos afirmar que a mídia indoor tem um custo-benefício melhor do que a mídia outdoor. E então? Gostou de saber qual o modelo publicitário ideal para a sua empresa? Aproveite e entre em contato com nossa empresa pelo telefone (31) 3072-6251 ou envie-nos uma mensagem!